Instituto CCR dá dicas de como colocar o consumo consciente em prática

07.10.2020 | Meio Ambiente e Segurança Viária

Programa Caminhos para a Cidadania sugere reflexões sobre hábitos mais responsáveis

São Paulo (SP) – Pequenas mudanças de hábitos do dia a dia já são um grande passo em busca da sustentabilidade. Inspirado pelo Dia Nacional do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro, o programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, reuniu algumas dicas sobre como incorporar práticas mais sustentáveis no cotidiano e algumas atividades DIY (Do It Yourself – em tradução livre, Faça você mesmo).

Trazer uma nova vida para uma camiseta antiga, por exemplo, é uma das atividades propostas. A técnica de tie dye, pintura colorida com inspiração nos anos 1960, é uma ótima forma de reaproveitar uma peça de roupa mais “velha”, que poderia ser jogada fora. Assim como utilizar sacolas retornáveis no supermercado ajuda a reduzir o consumo de plástico descartável.

O site do programa também traz informações e orientações sobre como não desperdiçar recursos e nem alimentos ao utilizar partes que normalmente são jogadas fora, a exemplo do brigadeiro com casca de banana ou a produção de sabão caseiro que pode gerar uma renda extra. Além disso, dicas para rever ações da rotina, seja no supermercado ou nos hábitos dentro de casa, também são apresentadas pelo Caminhos para a Cidadania. O consumo consciente é uma atividade importante que todos podem realizar. Todo e cada passo em direção a um consumo mais responsável e sustentável é importante, mesmo que comecem com pequenas atitudes como diminuir o uso de plástico.

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até 2019, foi voltado a 4º e 5º anos e, em 2020, estendeu suas atividades aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.com.br .

Sobre o Instituto CCR: O Instituto CCR, fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania - atendendo mais de 1,3 mil escolas -  e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões . Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior.

Saiba mais em www.institutoccr.com.br