CCR promove ações para a redução de acidentes em rodovias

03.05.2016 | Meio Ambiente e Segurança Viária

São Paulo, 3 de maio de 2016 - Um dos principais objetivos do Grupo CCR é garantir a segurança dos usuários e promover a redução do número de acidentes nas rodovias. A Companhia, desde o início de suas operações, elabora projetos para a diminuição de acidentes por meio de ações permanentes de educação no trânsito e da divulgação de informações para o usuário, chamando a atenção para a segurança viária no comportamento dos cidadãos no trânsito.

Por meio dessas ações, como campanhas educativas, melhorias na sinalização e instalação de defensas metálicas e painéis luminosos para prestação de informações aos usuários, o Grupo CCR obteve, de 2010 a 2015, uma redução de 21,38% no número de mortes em acidentes nas rodovias que administra. Dessa forma, a CCR está contribuindo para o alcance da meta global proposta pela ONU em 11 de maio de 2011, em sua Década de Ação para Segurança no Trânsito (período de 2011 a 2020).

Por isso o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, apoia o movimento internacional Maio Amarelo, mobilização de conscientização para a redução de acidentes viários e preservação da vida. Durante o mês, serão distribuídos, nas praças de pedágio, folhetos com informações sobre a importância da prevenção de acidentes, além de faixas instaladas ao longo das rodovias administradas pelo Grupo, que reforçam essa comunicação com o usuário.

O Maio Amarelo está presente em 18 países e conta com cerca de 500 entidades mobilizadas no Brasil, com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

O Programa Caminhos para a Cidadania é um exemplo das campanhas educativas promovidas pela CCR. Realizado pelas concessionárias de rodovias do Grupo, foi criado em 2002 e já levou conceitos de educação para o trânsito, cidadania e meio ambiente a mais de 2 milhões de alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O objetivo é a formação cidadã do futuro motorista. Neste ano, o programa está presente em aproximadamente 2 mil escolas públicas municipais com cerca de 290 mil alunos e 10 mil professores beneficiados, em mais de 100 municípios.

Além disso, no mês de maio e ao longo do ano o Grupo CCR promove também ações de divulgação de informações e conscientização de usuários nas concessionárias de rodovias.

Sobre o Instituto CCR

O Grupo CCR criou em 2014 o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa.  O Instituto CCR vai otimizar a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. O Grupo CCR apoia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas com investimento de R$ 185 milhões em projetos estruturados.